Com a necessidade da diminuição de mobilidade devido ao distanciamento social que estamos vivendo, os serviços de saúde têm buscado cada vez mais reduzir o tempo de permanência das pessoas nas suas unidades agilizando o atendimento e garantindo o suprimento das necessidades dos pacientes.
O Centro de Referência em Infectologia do município (CRI), serviço de saúde destinado ao atendimento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tem mantido o trabalho preventivo, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O CTA atende a demanda por testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, bem como a realização de profilaxia pós-exposição (PEP).
Seguindo as recomendações das autoridades de saúde sobre manter o distanciamento e redução do contato social, o CRI está disponibilizando autotestes para detecção de HIV. “Para ter acesso ao autoteste basta comparecer ao Centro de Referência em Infectologia e solicitar à equipe, que fará a orientação sobre como aplicá-lo. Essa proposta tem como objetivo responder ao momento difícil em que estamos vivemos, e será apenas em caráter emergencial. Além disso, favorecerá populações-chave a realizarem seus autotestes para HIV em ambiente privativo”, informa a coordenadora do CRI, Fábia Junqueira de Tolvo. Que também declara: “é importante dizer que a prevenção de ISTs deve acontecer em qualquer momento de nossas vidas, pois apesar do foco em saúde pública desse momento ser a Covid-19, não podemos nos esquecer das demais doenças infectocontagiosas, cujos índices de infecção têm aumentado a cada ano”.
Lembrando que esses autotestes servem apenas para detectar HIV e cada paciente poderá retirar até 2 autotestes, considerando a avaliação da equipe.
Além do autoteste, o CRI disponibiliza insumos de prevenção como preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.