Foi realizado, nesta quarta-feira, dia 04, na Câmara Municipal de Sertãozinho, o primeiro encontro dos fóruns que serão promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo, através de seu Sistema de Bibliotecas Públicas, para a criação do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL).
A primeira Audiência Pública destacou a importância de um Plano de Livro e Leitura para a cidade e contou com as presenças do secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, e da secretária adjunta de Educação, Gisele Maria Miranda.
Também participaram do encontro representantes da Polícia Militar 43º Batalhão (que mantém o projeto Free Book), Academia Sertanezina de Letras, Instituto Agir Ambiental, Associação Amigos dos Museus de Sertãozinho e Região, SESI Sertãozinho, Rabugentos Cia. Teatral, Gravatá Prosa e Verso, Diretoria Regional de Ensino, Livraria Bazar Salmos, Editora Livro Livre, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Projeto Sol do Saber "Sertãozinho Cidade Literária".
Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos e realizado um mapeamento de iniciativas de fomento à leitura na cidade (tanto do Poder Público quanto da sociedade civil), prestação de contas do Sistema de Bibliotecas, importância de um PMLL para a cidade e planejamento das ações. No final, foi feito um convite aos interessados em compor um Grupo de Trabalho.
A iniciativa faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em parceria com as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social e Cidadania.
Serão realizados, ao todo, 4 debates públicos ao final dos quais será montado um grupo de trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Livro e Leitura. O próximo encontro acontecerá no dia 14 de março, um sábado, às 14h, na Biblioteca "Neuza Leonor Pignata", localizada no CEU das Artes (rua Pedro Montenegro, 340 – Jardim Santa Marta).