Em 2018, Sertãozinho recebeu o título de Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa foi um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ultimamente. Durante o ano passado, a cidade recebeu 305.530 visitantes – uma média de 38.192 turistas por mês. Isso somente nos atrativos turísticos públicos mais visitados: os parques Ecológico e do Cristo, o Museu da Cidade e o Teatro Municipal.
Buscando incrementar o turismo, conhecer o perfil de quem visita nosso município, receber os turistas cada vez melhor e conquistar o título de MIT, Sertãozinho iniciou, em 2016, a elaboração de pesquisa de demanda turística em diversos atrativos da cidade, através do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.
Em 2017, com a criação da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, foi intensificada a quantidade de pesquisas com os referidos turistas, que são os consumidores finais dessa cadeia produtiva. “Para atingir o objetivo de atender bem aos visitantes, é preciso conhecer suas preferências, opiniões e motivações que os levam a viajar e consumir nosso produto, que são os atrativos turísticos”, declara Elziane Sandrim, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Turístico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Em 2016 foram realizadas 219 pesquisas. Em 2017, 516 turistas responderam à enquete e, em 2018, foram 658 entrevistas ao todo. “As pesquisas de demanda visaram investigar o perfil desses turistas. E a tabulação dos resultados, além de nos mostrar esse perfil, norteiam as ações a serem tomadas de forma a tornar o município competitivo nesse setor, buscando a qualidade na prestação de serviços e um melhor gerenciamento do desenvolvimento turístico local”, explica Elziane.
As enquetes de 2018 foram aplicadas no Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni, Parque do Cristo Salvador e durante os principais eventos da cidade. Veja abaixo alguns dados revelados pela pesquisa de satisfação:
A grande maioria dos 658 respondentes (88%) moravam no Brasil, sendo que cerca de 4% eram visitantes internacionais vindos do Uruguai, Guatemala, Estados Unidos, Alemanha, Israel, Japão e Nova Zelândia. Aproximadamente 8% não responderam.
Metade (51%) dos visitantes estavam acompanhados da família, 15% viajavam com amigos e 11% eram casais. Viajavam sozinhos 10% dos entrevistados. Casais com filhos somaram 7% e 6% não responderam.
A maior parte dos turistas, 27%, tinha entre 31 e 40 anos, seguidos por pessoas nas faixas etárias de 21 a 30 (19%) e de 41 a 50 (13%). A soma das demais idades equivale a 20% e 21% não responderam.
Entre as 283 pessoas (43%) que responderam sobre o valor gasto durante o passeio, 112 (39,5%) deixaram até R$ 100,00 no nosso município, 72 (25,5%) gastaram de R$ 101,00 a R$ 500,00, 53 (18,7%) tiveram um gasto de R$ 501,00 a R$ 1.500,00 e 46 (16,3%) dispenderam acima de R$ 1.501,00.
Mais da metade dos entrevistados (56%) disse que o principal motivo da viagem foi o lazer, seguido de visita a parentes ou amigos (23%) e negócios (7%).
A maior parte dos turistas (59%) não pernoitou na cidade. Sendo que 23% passaram uma noite em Sertãozinho e 10% dormiram 4 noites. Os visitantes que pernoitaram 2 e 3 noites empataram em 4%.
Entre os que pernoitaram na cidade, 60% hospedaram-se em casa de amigos, 18,5% em pousada e 12% em hotel ou flat. Ficaram em imóvel próprio 5,5% e outros 4% em imóvel alugado.
A propaganda boca a boca ainda é a principal fonte de informação para preparação da viagem dos turistas entrevistados: 45% receberam informações de parentes e amigos e 34,6% já conheciam o destino.
Muitos quesitos tiveram mais de 80% de aprovação pelos visitantes, como Arborização (93%, sendo 57% Excelente e 36% Bom), Limpeza Urbana (90%, sendo 54% Excelente e 36% Bom), Conservação de Ruas (87%, sendo 51% Excelente e 36% Bom), Estacionamento na Cidade e nos Equipamentos Turísticos (86%, entre 48% Excelente e 38% Bom), Comércio (83%, sendo 42% Excelente e 41% Bom), Atrativos (82%, entre 43% Excelente e 39% Bom), Segurança Pública (82%, entre 44% Excelente e 38% Bom), Receptivo Turístico (81%, entre 50% Excelente e 31% Bom) e Restaurantes (80%, sendo 40% Excelente e 40% Bom).
Outros pontos questionados, tiveram avaliação entre 60% e 79%, na opinião dos turistas. São eles: Sinalização Turística (79%, sendo 41% Excelente e 38% Bom), Postos de Combustíveis (76%, sendo 37% Excelente e 39% Bom), Bancos (76%, sendo 33% Excelente e 34% Bom), Hospedagem (73%, sendo 43% Excelente e 30% Bom), Posto de Informações Turísticas dos Equipamentos (72%, sendo 37% Excelente e 35% Bom) e o site www.turismosertaozinho.com.br (64%, sendo 32% Excelente e 32% Bom).
As expectativas sobre a viagem foram atendidas plenamente para 41% dos turistas; superadas para 40% e atendidas em parte para 8%, sendo que 11% não responderam.
Perguntadas se pretendem voltar a Sertãozinho, a grande maioria disse que sim: 79% dos entrevistados. Apenas 1% respondeu que não e 20% não responderam.