Para quem vem acompanhando a mídia, já deve saber que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo segue até o final do mês de agosto. Mas, será que você realmente sabe o que é o Sarampo? Como é transmitido o vírus? Qual a melhor maneira de se prevenir? Se a resposta for “não”, continue lendo este texto até o final, que logo suas dúvidas serão esclarecidas.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. A doença pode ser contraída por pessoas de qualquer idade; as complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.
Os sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas (surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo); tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas (aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinais de Koplik, que antecedem de 1 a 2 dias o aparecimento das manchas vermelhas). O único método de prevenir a doença é a vacinação.
Esquema vacinal
- Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral);
- Crianças de 5 a 9 anos de idade, que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice;
Adolescentes e adultos até 58 anos:
- Pessoas de 10 a 29 anos - duas doses da vacina tríplice;
- Pessoas de 30 a 58 anos - uma dose da vacina tríplice viral
“É oportuno explicar que, a vacina não está indicada para pessoas a partir de 59 anos, pois o Ministério da Saúde entende que, pessoas a partir dessa idade já podem ter entrado em contato com o vírus e, assim, estarem imunes à doença”, orienta a diretora da divisão de Vigilância Epidemiológica de Sertãozinho, Karen da Silva Santos.
Vale ressaltar que, quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme recomendado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.
Durante toda a campanha, as salas de vacinas estarão abertas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30. Lembrando que, no próximo sábado, dia 18, mais um dia “D” de vacinação, das 8h às 17h, em diversos pontos da cidade.