O espetáculo “Palhaços”, com o eterno “trapalhão” Dedé Santana, divertiu e emocionou um teatro repleto de espectadores, na quinta-feira, dia 10, na abertura da 32ª Mostra de Teatro “Américo Rosário de Souza”, no Teatro Municipal “Prof.ª Olympia Faria de Aguiar Adami”.
Ao final do espetáculo, a emoção do público foi tamanha que o artista e seu companheiro de cena, Fioravante Almeida, foram aplaudidos de pé por vários minutos, enquanto alguns espectadores gritavam frases de carinho para Dedé, pela participação dele na infância de toda uma geração brasileira.
Dedé, também emocionado, aproveitou a oportunidade para elogiar o carinho de todos: “é muito lindo entrar no palco com uma plateia como esta. Sinto-me como se eu fosse um parente ou um amigo querido que ficou afastado por muito tempo e depois retorna ao lar. Eu fico muito feliz em ter marcado a vida de tantas pessoas”.
Dedé ainda completou, elogiando a Mostra: “nós, que trabalhamos com teatro, estamos vendo de perto como a maioria dos municípios têm deixado de fazer suas mostras de teatro, por conta da crise do país, e é muito emocionante para a arte ver uma Mostra tão bonita e tão forte quanto esta”, finalizou o artista.
Algumas autoridades estiveram presentes, dentre elas o prefeito, Zezinho Gimenez; o vice-prefeito, Nilton Cesar Teixeira; o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, e o homenageado da Mostra, Américo Rosário de Souza. O secretário municipal da Casa Civil, Dr. Heraldo Luiz Dalmazo, também prestigiou o evento.
O prefeito Zezinho Gimenez aproveitou o momento para saudar o teatro cheio, e o homenageado, por todos seus esforços para ajudar a manter o Teatro Municipal. “Sertãozinho certamente tem uma das mais bonitas mostras de teatro de todo o país, e são esforços que vão muito além da Administração Municipal. A história do Américo deve ser lembrada todos os anos, pois ela se mistura com a deste Teatro, e a cidade tem que se orgulhar de ter uma cultura tão vasta. São pessoas como ele que fazem isso acontecer”, pontuou.
Seguindo a tradição, a Mostra oferece espetáculos no Teatro Municipal “Prof.ª Olympia Faria de Aguiar Adami” a preço popular, e gratuitos em espaços públicos de Sertãozinho e Cruz das Posses até o próximo dia 19.
Confira as sinopses da programação deste final de semana:
- Dia 11, sexta-feira, no Teatro Municipal, às 20h30, no espetáculo “Ícaro” o autor e ator Luciano Mallmann, que se tornou cadeirante após um acidente, interpreta um monólogo teatral formado com depoimentos fictícios de pessoas cadeirantes construídos a partir de sua própria deficiência.
- Dia 12, sábado, no Teatro Municipal, às 15h30, o espetáculo infantil “Uma Janela para o Mundo”, inspirado no livro homônimo que envolve a criança em histórias lúdicas cheias de literatura, teatro, dança, música, canto, jogos teatrais e até um teatro de bonecos, fará a alegria do público infantil. A apresentação é única com entrada grátis, em função de parceria com o Circuito Cultural Paulista.
- Dia 12, sábado, no Teatro Municipal, às 20h30, é a vez do grupo sertanezino Rabugentos Cia. Teatral entrar em cena, com o espetáculo “Ariano 90: O Santo e a Porca” - uma das mais renomadas comédias de Ariano Suassuna, que tem como tema a avareza.
- Dia 13, domingo, no Teatro Municipal, às 20h30, vale a pena conferir a adaptação de uma das principais obras da literatura brasileira, com o Grupo Delírio de Curitiba: o espetáculo “Memórias Póstumas + Machado de Assis”.
Quanto à programação itinerante, acontece o espetáculo “De Lucca Circus Show” no sábado, dia 12, na Praça 21 de Abril, às 10h30. Já no domingo, dia 13, a peça “A Farsa do Bumba meu Boi” será apresentada em dois horários, em locais diferentes: na Praça “Franco Montoro” (Cohab 3), às 10h30, e na Praça 21 de Abril, às 17h.
A programação completa da 32ª Mostra de Teatro “Américo Rosário de Souza” de Sertãozinho, que acontece até o próximo dia 19, está disponível nos sites (teatrosertaozinho.com.br e sertaozinho.sp.gov.br) ou no Facebook (@prefeituradesertaozinho).