Se você possui cães ou gatos em casa, fique atento! Nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 8h, acontecerá na Praça 21 de Abril, mais um mutirão de castração. A ação, viabilizada por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sertãozinho, servirá para o controle populacional de animais na cidade.
Durante a ação, os responsáveis pelos animais receberão orientações sobre posse responsável e maus-tratos. Além disso, os animais também serão microchipados.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, metade das vagas para o procedimento já está preenchida. “Na Cãominhada, que aconteceu no último final de semana, conseguimos agendar para o dia 18, 150 animais, sendo 30 gatos e 120 cães. Portanto, as inscrições seguintes serão agendadas para o dia 19, beneficiando mais 150 animais”, explica Carlos, que completa: “é importante lembrar que, essa ação será desenvolvida graças a uma verba de R$ 200 mil, conquistada através de uma emenda do deputado federal Ricardo Tripoli. O trabalho, que tem capacidade para atender 2.000 animais, terá continuidade no próximo mês, com novos mutirões que atenderão bairros com maior índice de animais nas ruas”.
O cadastro do animal deve ser feito entre os dias 13 e 16, no Canil Municipal de Sertãozinho, localizado à avenida José Ferreira dos Reis, 890, no Jardim Itapuã, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Para isso, é necessário que o responsável tenha 18 anos completos e esteja munido de RG, CPF e comprovante de endereço, para assinar a autorização de cirurgia.
Você sabia que para cada criança que nasce, nascem 15 cachorrinhos e 30 gatinhos? A comparação desproporcional mostra que a castração dos animais de estimação se torna cada vez mais importante. E aqueles que decidem pela esterilização cirúrgica de seus animais, precisam ficar atentos a algumas orientações.
Segundo o veterinário do Canil Municipal, André Luis Giovanini Lovato, não é qualquer animal que pode passar pela cirurgia. Antes, é necessário que o mesmo se encaixe em alguns requisitos. “Os animais, geralmente, podem ser castrados a partir dos 8 meses de vida, exceto as cadelas de porte grande. Nesses casos, é recomendado que elas atinjam pelo menos 1 ano de vida”, explica o profissional, que reforça: “é muito importante que cães e gatos sejam castrados, pois a medida previne doenças no aparelho reprodutivo e evita crias indesejadas, que resultam em superpopulação de animais nas ruas”, explica.
Confira algumas orientações para os períodos pré e pós-operatório, recomendadas pelo Canil Municipal de Sertãozinho:
Pré-operatório - Os animais, adultos ou filhotes, que forem passar pela cirurgia, deverão ser alimentados até quatro horas antes do horário agendado; as vacinas devem estar em dia; e o proprietário deve providenciar, antes da cirurgia, um colar ou uma roupa pós-cirúrgica, que evite que o animal retire os pontos.
Pós-operatório - Nas primeiras 48 horas, os animais deverão descansar em um local tranquilo, pouco iluminado, limpo e, de preferência, com panos e cobertores, pois eles sentirão frio; ao receber o animal após a cirurgia, o proprietário deve se lembrar do efeito do anestésico e, por esse motivo, o bichinho poderá apresentar vômito e evacuação; a primeira alimentação deve ser oferecida somente quando o animal estiver totalmente acordado e de acordo com a sua vontade, evitando a indução de vômitos; e a retirada dos pontos deverá ser feita sete dias após a cirurgia.
Aproveite a oportunidade! Optar pela castração do seu animal é uma demonstração de responsabilidade, cuidado e carinho.