Ampliar os conhecimentos dos funcionários e diretores sobre a “Atenção Básica”. Esse foi o objetivo da Oficina de Qualificação, promovida pelo representante do Ministério da Saúde, Érico Vasconcelos, que, na última terça-feira, dia 07, no Centro Esportivo Mogiana, propôs algumas reflexões para cerca de 40 servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
“A proposta desta oficina foi provocar a reflexão. Os funcionários precisam assimilar a proposta de atendimento UPA, para contribuírem no processo de mudanças previstas na assistência à saúde do município e orientarem de maneira correta os usuários”, comentou a organizadora do evento, Andreia Sicchieri, integrante do NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária da pasta, Rita Rosana Montenegro, fez a seguinte avaliação: “o investimento na Atenção Básica traduz o investimento nas pessoas e na chance delas viverem com mais saúde, qualidade de vida e por mais tempo. É um outro olhar para o atendimento do paciente levando em consideração a prevenção da doença e promoção da saúde prevenindo danos futuros como os constatados nas nossas estatísticas de morbimortalidade. Podemos melhorar muito essa situação oferecendo uma linha de cuidado antes do dano instalado. Este é um momento imprescindível para nossa Saúde em que o êxito será resultado do empenho de cada um”.
Com formação em Odontologia, Mestrado em Estomatologia (USP São Paulo-SP), pós-graduação lato sensu na Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Saúde da Família (Sobral-CE), e Doutorando em Saúde Coletiva (Faculdade Medicina do ABC), Érico trabalha na gestão de serviços públicos de Saúde, tendo atuado em diversos cargos e posições na macro e microgestão.
Atualmente, trabalha como Apoiador Institucional do Departamento da Atenção Básica - Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo.
O Núcleo de Educação Permanente e Humanização, que conta com total apoio da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, é conduzido pelas profissionais voluntárias: Andreia Sicchieri, Carla Petean e Priscila Baldo.
Os integrantes do Núcleo de Educação Permanente e Humanização se encontram, semanalmente, para discutir e planejar ações e projetos para melhoria no cotidiano do trabalho de todos. “O trabalho de humanização iniciou-se com encontros de equipes no Centro de Saúde II, com o objetivo de estimular, através de rodas de conversa, a comunicação entre os trabalhadores deste Centro, que integra várias especialidades”, explicou Andreia Sicchieri.
“Após algumas atividades isoladas, em maio de 2013, iniciamos a retomada desses encontros, porém, acrescentando projetos de comunicação, capacitação e maior estímulo nas rodas de conversa. Nosso primeiro objetivo é ser um espaço de formação, que fomente a criação de grupos de discussão de Educação Permanente e Humanização, nas unidades de saúde”.
O grupo é tão organizado que mantém um informativo interno para os mais de 700 funcionários. A ação conta com o apoio da Assessoria de Comunicação que, bimestralmente, edita a publicação Informativo “Fala Saúde”. “Esse informativo tem estreitado laços e divulgado orientações de fundamental importância para integração dos servidores nos processos de mudança e reorganização de serviços”, pontuou Rita.