A Secretaria Municipal de Saúde está realizando, neste mês, a Campanha “Outubro Rosa” e intensificando ações que promovem atividades, palestras e divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de mama.
No último dia 03, por exemplo, quando ocorreu a abertura do evento, foi realizada uma ação especial: a estátua do Cristo, no Parque do Cristo Salvador, recebeu uma iluminação diferente, rosa, símbolo da campanha. O ato chamou a atenção da população. Algumas pessoas usaram as redes sociais para comentar e parabenizar a ação, que recebeu apoio das empresas Sermed, Ser Imagem e Revista Amigas.
“Estou muito feliz com a adesão das pessoas em divulgar essa ação que, sem dúvida, é fundamental para promover um alerta à saúde da mulher. Nós somos agentes multiplicadores e temos como missão conscientizar as mulheres sobre a importância de procurar informações a respeito da doença”, comentou a secretária da pasta, Rita Rosana Montenegro.
Para os próximos dias estão sendo organizadas duas palestras: 15/10, às 18h – Palestra “Mulher em Tempos Modernos”, com a palestrante: Carla Campos Petean Silva, no Auditório do Centro Saúde II – R. Pedro Bighetti, 910 – Anfiteatro da Vigilância em Saúde, no Centro de Especialidades – Jardim Recreio, e no dia 17/10, às 8h – Palestra “Autoestima”, com palestrante: Aline Lopes Leite, no PACS de Cruz das Posses – R. Floriano Peixoto, 1275. As palestras são gratuitas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais frequente na mulher brasileira. No entanto, a prevenção e detecção precoce podem fazer a diferença, já que, 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura.
A orientação para as mulheres é ficarem atentas a qualquer mudança nos seios, tais como: vermelhidão, abaulamentos ou retrações da pele, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações, nódulos palpáveis endurecidos ou fixos (nas mamas e/ou axilas), espessamentos palpáveis, secreções que saem dos mamilos com sangue ou transparentes como água. Em todos esses casos, a mulher deve, imediatamente, procurar o médico.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), evitar a obesidade, através de dieta equilibrada, e manter a prática regular de exercícios físicos, são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama, já que, o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes, em mulheres com idade inferior a 35 anos.
Para a detecção precoce do câncer de mama, as mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame clínico das mamas uma vez por ano, com um profissional de saúde, e as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada 2 anos para o qual temos o Projeto Mulheres de peito em andamento cujas informações podem ser obtidas em todas as UBS, Já que a mulher tem acesso ao exame mesmo sem passar pelo médico nesta faixa etária.
Além desses grupos, há também a recomendação para o rastreamento de mulheres com risco elevado de câncer de mama, cuja rotina deve se iniciar aos 35 anos, com exame clínico das mamas e mamografias anuais.
A orientação é: procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, informando na recepção o desejo de realizar a mamografia. Você será acolhida pela equipe de Enfermagem, que realizará a solicitação e o agendamento do exame, sem que tenha necessidade de consulta médica.
Há, ainda, a possibilidade de agendar o exame pelo telefone da Secretaria Estadual de Saúde, pelo número 0800-7790000.