20 SET 2013
Compromisso com a qualidade

Prefeitura de Sertãozinho investe na capacitação de funcionários da área da saúde

A Secretaria Municipal da Saúde vem desenvolvendo, a pedido do prefeito Zezinho Gimenez, ações de capacitação dos servidores que atuam nessa área.

Além de investimentos estruturais, conforme foi divulgado recentemente, a Administração Municipal vem incentivando a realização de trabalhos de capacitação de funcionários, refirmando seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados pelo setor. Assim, na última quarta-feira, 18, uma palestra voltada para os profissionais que atuam na área de faturamento foi realizada, da qual participaram 23 escriturários da Secretaria da Saúde. O objetivo foi aprimorar o conhecimento desses profissionais sobre o sistema de faturamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e incentivar a melhoria da interação entre funcionários de diferentes Unidades Básicas de Saúde, visando a unificação do processo de trabalho.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Rita Montenegro, um dos pontos importantes do treinamento foi a demonstração das diferenças existentes entre faturamentos da rede pública e privada. “O faturamento no sistema privado trabalha por regime de competência, ou seja, o serviço prestado no mês só será recebido 30 dias após a realização do procedimento, podendo chegar até 60 dias, dependendo da complexidade de alguns casos. Já no sistema de saúde pública, esse faturamento é um pouco diferente. Sertãozinho recebe uma verba que é distribuída mensalmente, sendo que a garantia do recebimento dessa verba dependerá do alcance das metas de atendimento que foram pré-acordadas entre Governo e município”, explicou Montenegro, que completou: “o município que não consegue alcançar sua meta pode sofrer penalizações, sendo uma delas, a redução do recebimento da sua verba integral determinada para aquele período”.

Para o prefeito Zezinho Gimenez, é de extrema importância que os funcionários tenham dimensão da importância das funções que desempenham. “É de extrema importância motivar esses profissionais e fazê-los compreender que o bom desempenho de suas funções reflete, diretamente, nos benefícios que serão recebidos pelo município, nesse caso específico, além de influenciar na qualidade do serviço de saúde que será oferecido à população. Essa Administração seguirá apoiando toda ação de capacitação que objetive excelência no atendimento prestado à população”, declarou Gimenez.

Com o treinamento recebido, os escriturários terão condições de auxiliar a Secretaria da Saúde no acompanhamento dos serviços através de análise dos dados, o que permitirá a visualização da situação do município em tempo real, sendo possível realizar intervenções para que o resultado final seja positivo.

AUDHOSP 2013

Outra ação de capacitação na área da saúde, que teve o apoio da Prefeitura Municipal, foi a participação de membros do setor de Auditoria da Secretaria da Saúde, no 12º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar (AUDHOSP), promovido de 10 a 13 de setembro pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), em Águas de Lindoia/SP.

Na ocasião, o coordenador de Auditoria Médica, Dr. João Ortolan, e a coordenadora de Auditoria e Controle, Débora Paschoal, tiveram a oportunidade de debater e trocar experiências com administradores em saúde, analistas de contas médicas, auditores, médicos, enfermeiros, faturistas e gestores, através da apresentação de fóruns que estabelecem uma postura política e técnica, visando o aprimoramento da atenção à saúde.

O foco do congresso esse ano foi o debate sobre o desafio da integralidade na saúde. (Assessoria de Comunicação da PMS)