20 SET 2013
Secretaria da Saúde tem Plano Plurianual aprovado pelo Conselho Municipal

No último dia 12, a Secretaria da Saúde de Sertãozinho e o Conselho Municipal de Saúde promoveram uma reunião ordinária para apresentação e aprovação do Plano Plurianual, com estimativas para o período de 2014 a 2017. Na oportunidade também foram aprovadas as contas da Saúde, referentes ao primeiro quadrimestre de 2013.

O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, contando com as presenças da secretária da Saúde, Rita Montenegro, do presidente do Conselho, Celso Luís Gomes Martins, e de demais autoridades e cidadãos.

O Plano Plurianual de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal durante a reunião, é o instrumento que, a partir de uma análise, apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas. Ele deve ser a expressão das políticas e dos compromissos de saúde numa determinada esfera de gestão.

A importância desse estudo também está ligada à execução, ao monitoramento, à avaliação e gestão do sistema de saúde, em que o processo de elaboração deve ser ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvindo-se os respectivos Conselhos de Saúde e compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros e o estabelecimento de metas.

Segundo informações da secretária municipal da Saúde, o Plano Plurianual de Sertãozinho contou com uma formulação participativa, a partir do apoio de técnicos da área de saúde e, especialmente, dos membros do Conselho Municipal, assegurando o princípio da unicidade do SUS e a participação social. “Nosso plano foi elaborado através de várias diretrizes, como a garantia do acesso da população a serviços de qualidade; promoção da atenção integral à saúde da mulher e da criança e implementação da 'Rede Cegonha', com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade; além do fortalecimento da Rede de Saúde Mental, com ênfase no enfrentamento da dependência do crack e de outras drogas; entre outros tópicos prioritários para a realidade da cidade”, finalizou Rita Montenegro. (Assessoria de Comunicação da PMS).