15 FEV 2013
Esta é a equipe do SAEMAS: são eles que cuidam da água e do esgoto de Sertãozinho

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho (SAEMAS) foi implantado em 2007 e é responsável pelo abastecimento público, incluindo a captação e distribuição de água e também pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto do município.

O Saemas realiza todos os serviços de manutenção e consertos na rede de abastecimento de água e esgoto em aproximadamente 39000 ligações. “Para o abastecimento de água em toda a cidade, contamos atualmente com

21 poços, sendo 19 em Sertãozinho e 2 poços em Cruz das Posses, sendo

que até o mês de março estaremos iniciando as atividades de mais um, que atenderá a região dos bairros em torno do monumento do Cristo”, contou o Superintendente Carlos Roberto Sarni.

Conhecido popularmente por “Tourinho”, Carlos Roberto Sarni é experiente na área de saneamento básico. Já trabalhou como secretário de Saneamento Básico, quando DAE era o responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade. Foi também assessor de secretaria e diretor técnico do Saemas até assumir o cargo de superintendente.

Também fazem parte da Autarquia: Leonídio de Oliveira Junior (Diretor Administrativo e Financeiro); Hélio José Dalmazo (Diretor Departamento Técnico e Serviços); Cacilda Mora da Silva (Recursos Humanos); Adriano Magno de Oliveira (Informática); Gyslani Gomes Ferreira (Compras e Licitações); Fernanda de Oliveira Santos (Contabilidade); Claudete Maria Betuzzi Fernandes (Tesouraria); Lourival Fábio (Chefe de Setor de Água); Jamir Garcia da Rocha (Chefe Setor de Esgoto); Luis Antonio Branquinho (Chefe de Setor Operações de Poços Artesianos); Leandro José da Silva Spinoza (Quimico); Gustavo Antonio Falcão de Souza (Engenheiro) e Nilton Cesar Pereira (Assessor de Comunicação).

Como forma de garantir a potabilidade da água distribuída a toda população de Sertãozinho e de Distrito de Cruz das Posses, o Saemas conta, desde 2009, com laboratório próprio, localizado à rua Joaquim Pereira da Silva, nº 300, no Jardim Recreio dos Bandeirantes.

O local conta com modernos equipamentos de análise física, química e microbiológica para águas e toda a responsabilidade técnica é de Leandro Espinoza (Bacharel em química pela UNESP e especializado pelo Instituto Adolfo Lutz). “Aqui são realizadas análises diárias de todos os poços, totalizando mais de 33.500 análises por ano. Estas análises incluem diversos parâmetros de controle de qualidade e das operações de tratamento da água, como determinação da concentração de cloro residual livre, fluoreto, turbidez, cor, odor, gosto, pH, coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heterotróficas”, declarou Espinoza.

Também são realizadas, mensalmente, 219 análises em diversos pontos, como residências, hospitais, centros de saúde, unidades básicas de saúde, creches, escolas e bebedouros públicos, totalizando 2.628 análises por ano. Além destas análises, ainda outros 80 parâmetros de qualidade da água, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, são avaliados em cada um dos poços artesianos, num total de 1.680 análises por ano.

Através da interpretação dos resultados destas mais de 37.800 análises é diagnosticada qualquer alteração de qualidade da água, possibilitando ação corretiva imediata pelos técnicos do SAEMAS. “Foi através deste importante trabalho do Laboratório que o SAEMAS elevou em 63% o índice de fluoretação das águas e aumentou de 79,4% para 100% o índice de qualidade do tratamento da água para cloro, conforme dados oficiais divulgados pela Direção Regional de Saúde – DRS XIII, em apenas 4 anos”, comentou Leandro.

“O Saemas também conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto, que trata 100% do esgoto do município de Sertãozinho, com uma eficiência de 60%; e está em andamento um projeto para aumento da eficiência para 90%”, afirmou Tourinho.

Com o objetivo de melhorar sempre, o Saemas está com uma Assessoria de Comunicação agilizando o contato com o munícipe, buscando esclarecer dúvidas e tendo como meta resolver os problemas da maneira mais rápida possível.

Serviço

Os canais de atendimento à população são: presencial, através da Central de Atendimento ao Cidadão (rua Barão do Rio Branco, 1618); Disk-Prefeito 156 ou pelo telefone 3946 4646. E-mail: