18 JAN 2013
Secretaria de Meio Ambiente: conheça os servidores que cuidam do “verde” de Sertãozinho

Semanalmente, você, caro internauta, acompanhará neste espaço informações sobre as secretarias que integram a Prefeitura de Sertãozinho. Hoje, por exemplo, a pasta que irá conhecer é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está sendo conduzida pelo ambientalista Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.

As funções da Secretaria Municipal de Meio Ambiente são muitas, como planejar, organizar, executar e controlar as atividades empreendidas pelo município na área do desenvolvimento ambiental, promovendo medidas de proteção a qualidade de vida e o meio ambiente. “Nossa pasta também é responsável por analisar e vistoriar os pedidos de ocupação do espaço urbano e da paisagem natural, analisando os impactos ambientais; fiscalizamos ações que infringem a legislação ambiental e uso dos recursos naturais e promovemos o corte de árvores isoladas, dentre outras”, comentou o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.

A Secretaria conta com o respaldo dos seguintes profissionais: Carlos Roberto Salviano Gomes – Diretor de Departamento de Resíduos Sólidos; Gabriela Galon Toniello – Assessora Técnica; Marcela Renata Dorascenzi – Diretora do Departamento Técnico Ambiental e responsável setor de Preservação e Conservação Ambiental; Lucília Mandu Tremiliosi – Diretora do Departamento de Educação Ambiental e responsável pela Escola Ambiental “Clovis Badeloti”; José Osvaldo Capelotto - responsável pelo Viveiro Municipal e coordenador da logística de podas e massa vegetal; Vanderlei Barbosa Sobrinho - responsável por vistorias e fiscalização; Katia Daniele Affonso - responsável pelo setor administrativo e Marília Rosa e Rodolfo Milani que atuam no Canil Municipal.

E quais foram as primeiras ações logo que assumiu a pasta? “A limpeza do município necessitou de especial atenção nestes primeiros dias, sendo assim iniciamos a coleta seletiva em diversos pontos da cidade. A poda de árvores de forma correta, bem como a destinação da massa verde para compostagem e posterior adubação orgânica e a destinação de resíduos da construção civil aos locais indicados. Também regularizamos documentações e realizamos treinamentos”, declarou o secretário.

E quais são as ações futuras? “Doação à população de adubo orgânico para preparação do solo; Projeto ‘De olho no óleo’, através de uma parceria público-privada onde toda comunidade poderá trocar quatro litros de óleo de cozinha usado por um litro de óleo de soja novo e lacrado, evitando assim, a poluição de nosso solo, rios e aquíferos, extensão da coleta seletiva em todos os bairros de Sertãozinho e Cruz das Posses; doações de mudas pelo viveiro municipal; iniciação de projetos educacionais para conscientização ambiental, através da Escola Municipal de Educação Ambiental Clóvis Badelotti”, afirmou Carlos.

Canal com a população – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está localizada na avenida Nossa Senhora Aparecida, 1803, e o telefone é 3946 7800. Já o Canil Municipal fica na avenida José Ferreira dos Reis, 890, e o telefone é 3947 3218.

“Para requerimento de serviços prestados pela Secretaria do Meio Ambiente, o munícipe também pode se dirigir a Central de Atendimento do Cidadão, rua Barão do Rio Branco, 1618, protocolando seu pedido, onde o mesmo é recebido através do próprio sistema da secretaria, e a partir deste requerimento serão realizadas as vistorias, avaliações técnicas, autorizações e serviços”, concluiu Gomes.

O secretário: Carlos Alexandre Ribeiro Gomes é sertanezino, tem 32 anos, é ambientalista, graduando em Gestão Pública. Possui formação específica em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e há doze anos é microempresário em Sertãozinho. (Assessoria de Comunicação da PMS).