Cerimônia aconteceu durante a Fenasucro, na última quarta-feira (29)
Os secretários municipais de Meio Ambiente e de Indústria e Comércio participaram da entrega do Selo Verde para as empresas ambientalmente corretas de Sertãozinho. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (29), durante a Fenasucro.
Para conquistar esse selo, que tem validade de um ano, as empresas precisam seguir uma série de diretrizes e obter a pontuação igual ou superior a 70 pontos. “Esse selo é um reconhecimento que a empresa tem por ser ambientalmente correta”, falou o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini.
A TGM foi a empresa que alcançou maior pontuação, 98 pontos, seguida do Senai, com 95 pontos, ADDN, com 90 pontos, Gascom, com 88 pontos, SRS, com 85 pontos e Serquímica, com 75 pontos.
O Selo Verde foi criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho, em abril deste ano. Para o secretário da pasta, Carlos Roberto Sarni, o Tourinho, o Selo Verde faz com que as empresas melhorem suas atividades ambientais e com isso, a qualidade de vida da população. “Espero que ao longo do tempo esse tipo de certificação seja implantada em todo o país”, falou.
Confira abaixo as diretrizes e os pontos de cada uma delas:
· Tratamento e/ou destinação adequada dos resíduos industriais (até 20 pontos).
· Política Interna de coleta seletiva de resíduos (até 15 pontos).
· Controle de poluição de ar (até 10 pontos).
· Controle de Poluição Sonora (até 10 pontos).
· Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (até 10 pontos).
· Apoio a entidades que trabalhem na defesa do MA (até 10 pontos).
· Ações de educação ambiental junto a colaboradores, clientes e fornecedores (até 10 pontos).
· Iniciativas de apoio a arborização e produção de mudas no município (até 5 pontos).
· Existência de profissional responsável pelo controle ambiental (5 pontos).
· Reutilização de água pluvial (até 5 pontos).
As empresas que querem aquirir essa certificação precisam demonstrar interesse na Secretaria de Meio Ambiente, que disponibilizará um formulário para ser preenchido. Depois, um técnico da secretaria fará uma visita à empresa para comprovar a veracidade dos dados. (Assessoria de Imprensa – PMS)