27 MAR 2012
Entrega de certificado encerra edição do “Jovem Aprendiz Rural”

Lívia Palmieri

Os alunos do projeto Jovem Aprendiz Rural, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural e a Usina Albertina, receberam o certificado de conclusão de curso na manhã desta terça-feira (27), no Salão Multiuso do Paço Municipal. Além dos alunos e professores, estiveram presentes na cerimônia o prefeito Nério Costa, o secretário de Administração, José Manoel Braz, representante do Sindicato Rural, coordenador do Senar e vereadores.

Para Milton Meloni, coordenador do Senar, o certificado vale muito mais do que os próprios alunos imaginam. “A vida irá ensinar que o que vocês aprenderam durante o curso é muito importante para toda a vida”, diz.

O prefeito Nério Costa agradeceu aos parceiros por conseguirem oferecer este curso que abre oportunidades aos alunos, como uma ferramenta para desenvolver um bom trabalho. “Nós vivemos em uma região em que o agronegócio é muito forte. Atualmente está faltando profissionais qualificados no setor e como conhecimento nunca é demais, este curso veio para que vocês consigam entrar no mercado de trabalho e se destacar”, afirma.

O secretário José Manoel Braz reforçou a preocupação da atual administração em investir em educação. “Projetos como este tem uma grande importância e, muitas vezes, valem mais do que areia e cimento em uma obra, pois contribuem para a construção de uma sociedade melhor”, pontua o secretário.

Na oportunidade, o vereador e funcionário da subprefeitura de Cruz das Posses, Antônio César Peghini, o Cesinha, lamentou o fechamento da usina Albertina, mas transmitiu uma informação importante. “Cerca de 90% dos funcionários que perderam o emprego com o fim da usina estão empregados e isso é resultado de muito empenho da Prefeitura Municipal e vereadores.” O vereador ainda parabenizou a turma e ressaltou a importância do programa.

Sobre o projeto

O Jovem Aprendiz Rural tem objetivo passar aos alunos uma atuação educacional voltada para o trabalho e o exercício de cidadania. Nesta segunda turma que acabou de se formar, participaram 28 alunos de Cruz das Posses, com idade entre 14 a 17 anos.

O curso teve duração de nove meses, com 600 horas de aula, sendo 300 horas de aprendizado técnico e outras 300 de ensino profissionalizante, ministradas pelo instrutor pedagógico, Márcio Rogério Sanches e pelo instrutor técnico, Wander Cleiton Roque.

Durante o curso, os alunos tiveram noções de agropecuária e agricultura. As aulas práticas foram feitas em uma área de 3 mil metros quadrados e teóricas foram realizadas na escola da Usina Albertina.

Os alunos realizaram o curso sem nenhum custo. O transporte, alimentação e material foram oferecidos pelo Senar, Prefeitura Municipal e Usina Albertina.

“Eu faria tudo novamente. O curso foi perfeito e vamos aproveitar tudo o que foi ensinado futuramente”, diz a estudante Mirela Oliveira, de 16 anos.

Próxima turma de qualificação

Com o fechamento da Usina Albertina, o Jovem Aprendiz Rural foi transferido para Sertãozinho. Segundo Juliano Henrique Bernardi, engenheiro agrônomo do Sindicato Rural, a parceria passa a ser feita com a Usina Santa Inês.

“O curso será voltado para os filhos dos trabalhadores da usina. As aulas para 35 alunos irão começar dia 2 de abri, no Parque Ecológico 'Gustavo Simioni'”, diz. Bernardi explica que o curso continua abordando questões agropecuárias e de agricultura.