Avenida Egisto Sicchieri, marginal Otávio Verri, praças Maria Cândido e Vinícius Desidério no Jardim Alvorada e Paraíso receberam os primeiros aparelhos de ginástica
André Marques
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, instalou as primeiras cinco academias ao ar livre na cidade. A avenida Egisto Sicchieri, a marginal Otávio Verri, as praças Maria Cândido no Jardim Alvorada e Vinícius Desidério no Jardim Paraíso, foram os primeiros locais a receber os aparelhos.
De acordo com o secretário de Esportes, Antônio Luís Capelli, o projeto das academias ao livre, é uma parceria da prefeitura com as empresas da cidade que adquiriram cotas de patrocínio o que possibilitou a instalação dos aparelhos. “O projeto foi uma parceria com a iniciativa privada, onde a prefeitura entra com o espaço público e as empresas compram cotas de patrocínio para a compra dos equipamentos”, explicou Capelli.
Ainda de acordo com o secretário, já existe um novo projeto para que sejam instadas novas academias em outros pontos e praças da cidade para que a população possa fazer exercícios físicos. “Este modelo de academia ao ar livre, vem para estimular a prática de exercícios e atividades física, para todas as pessoas que buscam melhoria de saúde ou até mesmo mais uma opção de lazer”, frisou o secretário.
Academias ao ar livre
Os modelos de academias ao livre é de certa forma uma ideia antiga que se tornou popular nos últimos anos com a modernização e ampliação dos aparelhos disponíveis para os praticantes de atividades físicas.
Antigamente encontrávamos nos parques, praças ou nas praias equipamentos feitos em madeira, os mais comuns eram as barras fixas, barras paralelas, pranchas para abdominais e traves de equilíbrio e argolas, muito semelhantes a circuitos militares.
Hoje as aparelhos são modernos, coloridos, despertando a atenção e o interesse na utilização dos mesmos.