05 AGO 2010
Secretaria da Saúde amplia equipe do Programa de Atendimento Domiciliar

O projeto existe há quatro anos e agora está mais estruturado

Lívia Palmieri

A partir de agora, a equipe do Programa de Atendimento Domiciliar, encabeçado pela Secretaria da Saúde, está completa. Com um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e uma viatura, o programa vem realizando os atendimentos com mais frequência.

“Nosso objetivo sempre foi fazer com que o programa acontecesse de maneira mais efetiva, por isso mandamos um projeto para que o Ministério da Saúde nos ajudasse financeiramente, mas enquanto essa colaboração não vem, estamos realizando as atividades com recursos próprios da secretaria”, explicou o secretário da saúde, Jorge Fernando Furtado.

O projeto, que é uma iniciativa do próprio secretário e da coordenadora de enfermagem, Andréa Karla Rustice, tem a função de realizar visitas eletivas aos pacientes cadastrados, acompanhar sua evolução e de treinar os familiares/cuidadores para que as atenções dispensadas aos doentes sejam as melhores.

Segundo Andréa, o grande enfoque do programa é esse treinamento. “Nosso principal objetivo é realizar o treinamento do cuidador/familiar, pois a família vive uma realidade nova de vida e precisa se adaptar a ela”, pontuou.

Esse treinamento é feito a partir do acompanhamento e participação da equipe do Programa de Atendimento Domiciliar aos cuidadores, indicando o que deve ser feito e corrigindo, caso alguma ação esteja sendo realizada de forma incorreta.

Para fazer parte desse projeto, o paciente precisa ser aprovado e cadastrado após participar de uma avaliação feita pela equipe do Programa de Atendimento Domiciliar, que prioriza pacientes idosos e acamados.

As visitas eletivas são previamente agendadas pela equipe do Programa de Atendimento Domiciliar, que entra em contato com o familiar/cuidador para marcar. Os cuidados médicos são dedicados apenas aos pacientes em estado grave, disponibilizando todos os procedimentos necessários para seu bem estar, inclusive exames médicos.

Esse projeto existe há quatro anos e aos poucos a equipe da Secretaria da Saúde foi conquistando subsídios e estrutura para aumentar os pacientes atendidos. Atualmente o programa possui 38 pacientes cadastrados e o horário de atendimento é das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A sede do Programa de Atendimento Domiciliar é na UBS Central – Plínio de Lima Rubião, localizada na Rua Geremias Lunardelli, 1158. Para mais informações, entrar em contato no número 3947-3230. (Assessoria de Imprensa da PMS)