28 DEZ 2009
Dr. Benelli coordena trabalho de limpeza do Parque Ecológico

Na tarde da última sexta-feira, dia 18, o vice-prefeito Dr. Benelli coordenou um trabalho para a retirada de capituvas (plantas aquáticas macrófitas), do entorno da praia artificial do Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni que estavam impedindo o uso da água pelos banhistas.

O trabalho envolveu os funcionários do parque que usaram um bote salva-vidas para deslocar as capituvas para as margens da praia, onde uma equipe de 15 homens retirou a planta das areias da praia com o apoio de uma máquina e um caminhão.

A capituva é um planta aquática que forma uma barreira natural impedindo o fluxo normal das águas, causando erosão nas margens dos rios. A capituva ainda causa mau-cheiro, pois sua alimentação é composta por matéria orgânica gerada pelo esgoto doméstico, e provoca redução do oxigênio das águas, o que pode ocasionar a morte dos peixes.

Para o vice-prefeito, este trabalho é muito importante e tem que ser realizado com muito cuidado para que a planta não se desprenda e desça a represa em direção a outros locais. “Este trabalho de hoje foi algo emergencial, pois com as chuvas e ventos dos últimos dias, esta planta se movimentou demais e estava restringindo o uso da praia pelos visitantes do parque”, frisou Dr. Benelli.

O vice-prefeito ressaltou que a prefeitura realiza diversos investimentos para a manutenção do Parque Ecológico e da Escola Ambiental visando o conforto e bem estar aos usuários do complexo de lazer.

“O trabalho, que começou semana passada, deve continuar por todo o período de chuvas, onde há um aumento considerável do volume de águas e proliferação da planta”,concluiu Dr. Benelli.