26 MAI 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
LILO E ROBERTO: DEFICIÊNCIA FÍSICA NÃO É INCAPACIDADE DE AMAR

Roberto é adulto de porte grande e se dá bem com outros cães. Tem sequela nos nervos da pata dianteira, provavelmente por atropelamento antigo. Está bem e a patinha bobinha não tira a alegria de viver desse meninão!

Lilo é um cão adulto de porte médio muito brincalhão! É cego, pois, ao ser recolhido, tinha úlceras nas córneas e o tratamento não deu certo. Então foi preciso fazer a enucleação, que é a retirada dos globos oculares. Ele também tinha tumor venéreo transmissível (TVT). Fez quimioterapia e está curado. Recentemente foi para a área de adoção, onde ocupava uma baia exclusiva para não esbarrar em outros cães e evitar que outros animais não brigassem com ele. Ocupava, pois, pouco tempo antes de publicarmos essa matéria, ele foi adotado! Parabéns ao Marcelo Schiavinato de Jesus Novais por mudar para melhor a história do Lilo!

Como o Canil Municipal atende muitos animais com sequelas de acidentes antigos, às vezes acontece de cães e gatos seguirem para a adoção com alguma deficiência. Por isso é importante haver pessoas de bom coração que possam adotar um animal especial. Só é preciso se atentar a alguns cuidados. No caso de cães cegos, evite mudar móveis e objetos de lugar (para o cão não esbarrar), escadas, acesso à rua, etc. Para cães com problemas articulares ou de locomoção, evite locais com escada e piso escorregadio.

A UBS Animal e o Canil Municipal ficam na Av. José Ferreira dos Reis, 890 - Jardim Itapuã. Funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Adote um amigo!

VOCÊ SABIA?

O TVT é uma doença sexualmente transmissível causada por vírus. Provoca tumor, geralmente na região genital do cão, e provoca dor, lesões e sangramentos. Não tem vacina. A única prevenção é a castração. Mas é tratável com quimioterapia, que geralmente leva à regressão e cura do tumor.

Fonte: Hoje a campanha Patinha Amiga traz para vocês dois cãezinhos especiais. E a deficiência física deles não os impedem de amar!