13 MAR 2024
SERTÃOZINHO É A 23ª CIDADE DO BRASIL COM O MELHOR FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA, DIZ ESTUDO
Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023 do Centro de Liderança Pública analisa as 410 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes

O Centro de Liderança Pública (CLP), organização não governamental que trabalha com estudos e rankings em plataformas digitais, divulgou nesta terça-feira, dia 12 de março, a lista dos municípios que possuem o melhor funcionamento da máquina pública. Sertãozinho está na 23ª posição.

A lista analisa um total de 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Em conjunto, os municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira, o equivalente a 127,91 milhões de habitantes.

O pilar do ranking congrega os indicadores de: Custo da função administrativa; Custo da função legislativa; Qualidade da informação contábil e fiscal; Tempo para abertura de empresas; Qualificação do servidor; e Transparência municipal.

Sertãozinho ficou com a terceira colocação no Estado de São Paulo (Votuporanga em 13º e São Paulo em 21º no ranking nacional), à frente de cidades da região, como Ribeirão Preto, Franca e Barretos.

Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo à justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

Como resultado, é composto por 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto, que se pauta em temas fundamentais para analisar a competitividade dos municípios de todo o Brasil.

Francisco Silva