O Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho (GCM) acaba de receber um novo membro para o seu canil: o labrador retriever de 73 dias de vida, batizado de Logan.
Agora, o canil do GOC passa a contar com quatro integrantes. Os outros três, Kyra, Seta e Ozzy, que são da raça pastor belga malinois, já são conhecidos em Sertãozinho e região. “No ano de 2025, nossos cães participaram de 200 operações diversas, com destaque para a busca de entorpecentes e de pessoas desaparecidas. Ozzy e Seta chegaram a atuar no desaparecimento de um adolescente na cidade de Pontal e ambos foram determinantes na indicação do local onde lamentavelmente o corpo foi encontrado”, pontua o comandante da GCM, Umberto Coelho da Silva.
Labradores são conhecidos pelo temperamento dócil e tranquilo. E é exatamente por isso que, desta vez, o GOC optou pela raça. “Ele vai receber o mesmo treinamento dos outros cães para auxiliar no trabalho de combate à criminalidade e na busca por pessoas desaparecidas. Porém, por se tratar de uma raça mais controlada, teremos a oportunidade de desenvolver outros trabalhos de terapia assistida, como visitas às escolas, a asilos, hospitais… Resumindo: ele vem para ser um cão de trabalho, mas também de terapia, aproximando ainda mais a GCM da comunidade”, destaca o GCM responsável pelo treinamento do Logan, Ronaldo de Souza da Silva.
Logan foi adquirido do Canil Magi, localizado em Imaruí/SC, especializado na raça, que tem entre seus principais clientes o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A aquisição se deu por meio de emenda parlamentar destinada pelo vereador Antonio César Peghini (Cesinha), protocolada em 2024.
O novo membro do GOC é tão jovem que ainda precisa receber a terceira dose da vacina antes de ser apresentado oficialmente à comunidade. Enquanto isso, ela já iniciou seus treinamentos e, em breve, servirá à sociedade.









