O Governo Municipal da Estância Turística de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa que os carnês do IPTU 2026 começarão a ser distribuídos pelos Correios a partir do dia 02 de fevereiro. A previsão é de que sejam lançados 73.100 carnês neste exercício.
Caso o contribuinte não receba o documento em sua residência ou queira antecipar seu pagamento, o carnê poderá ser emitido pela internet, no site da Prefeitura, www.sertaozinho.sp.gov.br, acessando a opção “Serviços ao Contribuinte”, “Acesso Contribuinte” e, em seguida, a aba “2ª Via Carnê Geral”.
A primeira parcela vence no dia 10/03. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, terão desconto de 5%. Além disso, em 2026 será concedido um desconto adicional de 3% para aqueles que estiveram adimplentes até 31 de dezembro de 2025 e que não possuam parcelamentos de débitos em aberto.
Para quem preferir o parcelamento, o IPTU poderá ser pago em até três parcelas, com desconto de 2%, ou em até dez vezes, sem desconto. Em ambos os casos, o vencimento das parcelas ocorre sempre no dia 10 de cada mês.
A Secretaria da Fazenda orienta que o pagamento do imposto pode ser realizado em qualquer instituição bancária do município, por meio de todos os canais disponíveis, inclusive internet banking e aplicativos. O prazo final para quitação do IPTU 2026 é 29 de dezembro. Após essa data, os débitos serão inscritos em Dívida Ativa, com acréscimos legais e correção monetária.
A secretária municipal de Fazenda, Marli Bozzo, reforça a importância do pagamento dentro do prazo. “Além de evitar a execução legal da dívida, o contribuinte que realiza o pagamento dentro do prazo estipulado, contribui, de forma positiva, para a implementação de políticas públicas, em benefício de toda a população, através de investimento dos tributos arrecadados”, destaca.
O valor do IPTU 2026 segue a variação do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, acumulado nos últimos 12 meses, resultando em um reajuste de 4,18%, conforme previsto em Lei.
Isenção - Têm direito à isenção do imposto, com pagamento apenas da Taxa de Coleta de Lixo, os contribuintes que possuam um único imóvel com área construída inferior a 140 metros quadrados, residam no local com a família e cuja soma dos rendimentos seja inferior a dois salários mínimos. Os pedidos de isenção devem ser feitos anualmente no Poupatempo, até o dia 10 de abril de 2026.
Inadimplência - A Secretaria de Fazenda informa, ainda, que o IPTU 2025 vencido já está inscrito em Dívida Ativa, em atendimento à legislação vigente. Ao todo, 14.442 contribuintes não quitaram o imposto referente ao ano passado, o que representa um índice de inadimplência de 21%. Para consulta ou quitação dos débitos inscritos em Dívida Ativa, o contribuinte pode acessar o sistema disponível no site da Prefeitura.









