Como os sertanezinos já sabem, o SAEMAS (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho) é responsável por explorar e executar os serviços de água e esgoto do município. Desde março deste ano, o sistema de abastecimento de água da cidade é todo automatizado através de um programa de computador chamado Elipse E3. O fator determinante para a implantação desse sistema de telemetria foi a grande facilidade com que ele permite realizar ajustes, melhorias e expansões.
A telemetria permite ao SAEMAS monitorar, em tempo real, as 20 unidades do sistema de abastecimento de água em Sertãozinho, que possuem, ao todo, 20 reservatórios e 60 motobombas. Com isso, o operador é informado caso haja qualquer ocorrência através de alarmes – visual e sonoro. Assim, ele pode agir com mais agilidade para solucionar o problema. “Ganhamos em agilidade, pois conseguimos ver em tempo real as informações sobre todos os poços. Antes, tínhamos que ir pessoalmente aferir essas informações. Hoje, a ronda apenas é acionada caso o poço tenha parado”, explica o Superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni.
Cada unidade de abastecimento possui uma tela correspondente onde é possível supervisionar os níveis de água nos reservatórios, as vazões, pressões, tensões e correntes assinaladas junto às motobombas. O software também informa se há algum equipamento com defeito ou em manutenção e permite emitir relatórios dos eventos, históricos e alarmes assinalados no período estipulado pelo usuário.
Além da economia de tempo, a automatização do abastecimento ajuda também a economizar água e energia, ao permitir a definição de quais estações entrarão em funcionamento nos horários de ponta. É também possível controlar as configurações dos níveis de água nos reservatórios, as quais podem ser ajustadas de forma que o sistema ligue ou desligue as motobombas conforme necessário, evitando desperdícios. Além disso, há a possibilidade de gerar gráficos que permitem analisar o desempenho das motobombas e unidades.
Atualmente, o monitoramento é feito apenas durante o dia. “Mas estamos montando uma estrutura para que, em breve, o monitoramento seja feito 24 horas”, diz Sarni.
Confira abaixo os benefícios proporcionados ao SAEMAS, através do sistema de telemetria:
• Monitoramento, em tempo real, das variáveis de pressão, vazão e nível da água nos reservatórios;
• Possibilidade de monitorar e ajustar as configurações padrões das tensões, correntes, pressões e níveis de água nos reservatórios;
• Sistema de alarmes que alerta os operadores caso haja qualquer espécie de problema nas unidades;
• Possibilidade de acompanhar ou reiniciar o tempo de funcionamento das motobombas;
• Monitoramento da condição de operação das motobombas;
• Emissão de relatórios dos eventos, históricos e alarmes;
• Emissão de gráficos de análise de desempenho das unidades.
O SAEMAS fica à rua Abílio Alves Teixeira, 566, no bairro Jardim Alvorada e o telefone para atendimento ao munícipe é 3946-4646.