21 MAI 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
MAIO AMARELO: SAMU E ATLETAS PCD FALAM SOBRE ACIDENTES NO TRÂNSITO EM PALESTRA NESTA SEGUNDA (24)
Evento será online, transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura

Em razão do Movimento Maio Amarelo de conscientização no trânsito, a Prefeitura de Sertãozinho apoia a realização de uma palestra online nesta segunda-feira (24), a partir das 9h. O evento, online e gratuito, traz o lema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito”, tema do Maio Amarelo em 2021, e será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura (Prefeitura de Sertãozinho / SP).

A ação é uma realização da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e da Prefeitura de São José dos Campos, com apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária e da Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito.

Às 9h será exibida palestra sobre o atendimento pré-hospitalar realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a vítimas de acidentes de trânsito, ministrada pelo Enfermeiro Rodrigo Faria, gerente de enfermagem do SAMU de São José dos Campos. Em seguida, haverá os depoimentos de duas vítimas desse tipo de incidente que sofreram amputações de membros por imprudência de motoristas e superaram o ocorrido tornando-se atletas PCD de alto rendimento. Rosana Selicani, 55 anos, pioneira da natação PCD na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, participará às 9h40; e às 10h20 será a fala de Rodrigo Ferreira Lima, 37 anos, atleta de vôlei paraolímpico.

MAIO AMARELO: PALESTRAS E DEPOIMENTOS 24 DE MAIO

Transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Sertãozinho / SP

9h: SAMU - atendimento pré-hospitalar em um acidente de trânsito, com o enfermeiro Rodrigo Faria

9h40: Depoimento de Rosana Selicani, vítima de acidente de trânsito e atleta PCD

10h20: Depoimento de Rodrigo Ferreira Lima, vítima de acidente de trânsito e atleta PCD

MORTES NO TRÂNSITO

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de um milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo e, no Brasil, foram 31.945 vidas perdidas em 2019. Apesar de esse ser o número mais baixo desde 2001, ainda há muito o que se fazer. Por isso a conscientização, empatia, respeito e responsabilidade são elementos tão importantes para a segurança no trânsito, tanto para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.